Notícias​

Taizé 

3 de Setembro de 2014

 

A 8 de Agosto de 2014, um pequeno grupo da Jufra rumo até Taizé. 

«Passa-se por Taizé como por uma fonte. O viajante pára, mata a sede e prossegue a viagem», as palavras de João Paulo II. 

Não há palavras para descrever o que se sentiu. Foi uma semana vivida apenas com o essencial! 

 

Ficará no coração! <3

42ª Peregrinação da Familia Franciscana

8 de Outubro de 2014

 

A Jufra OFS de Portugal participou na 42ª Peregrinação da FFP em Fátima, animou a parte inicial da Peregrinação

Atividade de Formação

23 de Dezembro de 2016

 

Foi durante os dias 26 e 27 do passado mês de Novembro, que as fraternidades juvenis do país voltaram a celebrar a alegria do encontro. Desta vez, os jufristas reuniram-se em Fátima para a sua atividade de formação, tendo como tema: “Ser Maria com Francisco”.

A reflexão começou com o diálogo do Anjo Gabriel com Maria aquando da Anunciação, na qual Maria mesmo “ sem conhecer o homem”, se “põe a caminho” com “toda a pressa”. Até que ponto, enquanto jufristas, somos também capazes de abraçarmos os nossos desafios, mesmo sem saber o que esperar deles? Até que ponto somos capazes de sair da nossa zona de conforto e caminhar firmemente até Ele?

De seguida, fomos convidados a olhar para a história do rosário e o seu significado, sem nunca esquecer que é Cristo a oração central do terço, porque ao rezarmos o terço, estamos precisamente a meditar na vida de Jesus.

Já no santuário, e durante a sua Via Sacra mariana, os jufristas foram convidados a pensar nos excluídos, naqueles que, tal como Jesus a caminho do calvário, sofrem, e em tantos outros cujo verdadeiro sentido da vida se foi perdendo. Ao mesmo tempo, fomos interpelados sobre qual a nossa atitude perante estas situações. De que lado nos colocamos? Ou então de que lado nos preferimos colocar? Num sociedade que procurar viver tudo de maneira “light” até que ponto somos cristãos e franciscanos que fogem dessa atitude?

Durante o dia de domingo, para além de participarmos na eucaristia que marcou a abertura das comemorações do centenário das aparições, tivemos mais um momento de formação, desta vez fomos convidados a refletir sobre o papel de Maria na vida de Francisco de Assis. Tal como em Canaã, Maria aponta para Cristo e Francisco procura sempre colocá-la em relação com a Trindade. Mais do que venerá-la e amá-la o importante é que a nossa devoção a Maria, seja caminho que conduza ao Pai, Filho e Espírito Santo, tal como Francisco nos propõe.

Retiro Quaresmal

19 de Abril de 2017

 

Foi nos passados dia 25 e 26 de Março, que a JuFra, na alegria do encontro e do sentido de comunidade levou a efeito mais um retiro quaresmal, desta vez realizado na Casa Juvenil São João Bosco, em Contumil. O retiro foi orientado pelas Irmãs Mº Amélia Costa, de Bairros Lousada e pela Irmã Mª do Céu Pimenta, de Fátima, tendo como tema: «Quem Procurais?».

A manhã de Sábado começou com o feliz encontro dos vários jovens que se deslocaram até Contumil, vindos de Barcelos, Penafiel e Ovar para viverem um fim-de-semana diferente.

A Apresentação/reflexão que se seguiu, orientada pelas irmãs, focou-se no silêncio e na sua importância para pensarmos, para rezarmos, para escutarmos e sobretudo para nos encontrarmos com Deus porque, como foi salientado “o silêncio é o êxtase de Deus” e “dá respostas para a nossa vida”!

Fomos de seguida convidados a ser exemplo de jovens solidários e persistentes para sermos na nossa vida e na nossa missão terrena o “Resto de Israel”, o povo eleito, e de forma a não pertencermos aos grupos dos cansados nem dos acomodados e arrependidos. Enquanto JuFra é a isso que nos comprometemos, a nunca baixar os braços, a exemplo do Pai São Francisco e de Santa Clara.

Seguiu-se o Almoço partilhado onde se aproveitou para “conviver”, palavra também referida na reflexão. Tornam-se assim importante os momentos em que nos conhecemos, em que partilhamos, em que testemunhamos as aventuras de cada um com muito humor!

E foi precisamente de humor e de felicidade que se debateu na parte da tarde, onde ficamos a conhecer que um dos nomes de Deus também é “Felicidade”. Os trabalhos de grupo, que se seguiram, permitiram-nos refletir e analisar a mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma de 2017, onde foi salientado a relação com o outro e a importância de ajudar o nosso irmão mais pobre, para não acontecer como o rico que desprezava «Lázaro» e ostentava luxo, mas qua acabou por sofrer os lamentos e sofrimentos como recompensa, enquanto Lázaro recebeu todos os bens.

O momento de Vigília da noite, com a presença do Frei Luís Leitão, que nos acompanhou também durante todo o dia de sábado, permitiu dar uso às nossas vozes nos cânticos alegres e orações sentidas junto do Senhor Jesus, que se fez companhia no final do primeiro dia do retiro.

Durante o domingo, tivemos oportunidade de, em Ano do Centenário das Aparições de Fátima, perceber a importância de Maria para nós os jovens, como o foi para São Francisco, como podemos verificar na consulta ás fontes Franciscanas. E com Maria seguimos para a Eucaristia a fim de participarmos na comunhão do seu filho, Presidida por Frei Luís de Sousa e abrilhantada pelas nossas vozes.

Seguiu-se o almoço e a partida para nossas casas, com a certeza de que este fim-de-semana, nos permitiu olhar o nosso próximo com compaixão, a saber dizer “Amo-te” e “Gosto de ti” e sobretudo a sermos Fraternidade jovem, unida, cuidadora e exemplo, como o foi Francisco!

Encontro Nacional

20/21 Maio de 2017

 

Decorreu no passado dia 20 e 21 de Maio, o Encontro Nacional da JuFra, este ano realizado na Cidade de Ovar, preparado e organizado pela fraternidade local.

Foi um fim-de-semana repleto de atividades e de encontro de muitos jovens, com e sem compromisso na JuFra, que dedicaram dois dias à partilha, à união, à oração e à diversão.

O Encontro contou com a participação de jovens de Ovar, Varatojo, Penafiel, Barcelos e Aveiro.

De destacar, entre muitas atividades, a Eucaristia na Igreja Matriz de Ovar, onde 6 dos jovens desta fraternidade realizaram o seu compromisso, dando o seu sim à JuFra e a São Francisco de Assis.

Estamos certos de que o seu compromisso trará frutos a nível pessoal como para a fraternidade de Ovar, que esteve de Parabéns pela organização do Encontro.

Nestes dias foram dados a provar aos jovens os sabores da Cidade de Ovar, como o famoso Pão-de-Ló, bem como dados a conhecer os mais emblemáticos espaços desta cidade, como o caso do Parque Urbano, a Pousada Juventude e a Casa-museu da OFS.

A JuFra pauta-se pelo dinamismo e espírito de juventude e este não faltou neste encontro. Estamos já focados na próxima grande atividade Nacional, o Acampamento, que se realiza em Agosto.

Mais recentemente, a JuFra também participou nos encontros regionais da OFS, decorridos na região norte, centro e sul, onde houve a oportunidade de realizar um convite a toda a OFS para estar presente nas comemorações dos nossos 25 anos.

Durante este convite, foram mostrados vídeos sobre os momentos vividos na JuFra, bem como a leitura de uma carta sobre estas bodas de prata, que este ano celebramos e a qual segue de seguida.

 

Paz e Bem!

JuFra - 25 anos

9 Julho de 2017

 

Paz e Bem!

 

Louvado sejas Deus por este ano de ação de graças!

 

Há 25 anos atrás era criada em Portugal a Juventude Franciscana (JuFra), um projeto cheio de sonhos e ambições, que propunha desafios, coragem, brio e uma caminhada para jovens, sustentada no Pai São Francisco.

 

Neste ano, portanto, é tempo de Louvar a Deus, pelas bênçãos e graças derramadas na história desta Juventude que se propôs a viver o seu Evangelho ao jeito de Francisco.

 

É tempo de rever amigos, lembrar histórias, criar laços, gerar Unidade!

 

É tempo de colheita e somos gratos pelos frutos que pudemos colher, pois sabemos que foram gerados a partir do amor e a dedicação de muitas pessoas. Lembramos com carinho todas as que já foram jufristas, todos os que colaboraram e fizeram esforços para chamar pessoas, erguer fraternidades e chegarmos até aqui.

 

É tempo também de trabalho, de reafirmar compromissos, de agir, pois como nos Exorta o Papa Francisco, precisamos de ser “uma Igreja «em saída», não preocupada consigo mesma, com as suas próprias estruturas e conquistas, mas sim capaz de ir, de se mover, de encontrar os Filhos de Deus na sua situação real e compadecer-se das suas feridas”. É hora de ir e reconstruir a Igreja!

 

Enfim, é tempo forte de gratidão. Por isso, neste momento de júbilo, queremos agradecer aos atuais e ex-jufristas, à OFS, aos assistentes espirituais, a todos os que se atravessaram e atravessam no caminho da JuFra, que atuaram e atuam neste grupo, buscando semear os princípios evangélicos, sendo sal da terra e luz do mundo.

 

É tempo de planar o futuro, de ir à conquista, de erguer, de reedificar, de, enquanto jovens, trabalharmos para uma juventude baseada nos valores cristãos, de nos divertirmos, de convivermos, de partilharmos, de rezarmos, de sermos amigos e família, uma grande família.

É tempo de olhar para os obstáculos e enfrentá-los, de encurtarmos distâncias, de fazermos uma fraternidade global!

 

Que nestes 25 anos de Juventude Franciscana, que coincidem com o primeiro centenário das aparições de Maria em Fátima, peçamos a Nossa Senhora que nos proteja e interceda sempre pela JuFra, pela OFS e por toda a Família Franciscana. E que o Espírito Santo nos impulsione nesta missão, animando-nos para os próximos anos de caminhada!

 

“Trabalhemos, porque pouco ou nada foi feito”

 

Despedimo-nos, convidando todos os presentes para as comemorações destes nossos 25 anos, no dia 28 de Outubro deste ano na casa da OFS em Fátima! Contamos convosco!

Que o Pai São Francisco e a Mãe Santa Clara se regozijem por esta alegria.

 

Viva a JuFra!

 

Conselho Nacional da JuFra

Reflexão sobre o 25.º Aniversário da JUFRA

28 de Outubro de 2017

 

A colaboração de todos foi essencial para que esta Festa decorresse da melhor forma possível. Na receção já havia duas mesas com chá e bolachas. Logo a seguir tivemos o momento de apresentação individual de todos os presentes com breves palavras sobre a sua ligação à Jufra. A animar todos os momentos celebrativos esteve a JUFRA da Madeira, com a Presidente Isabel numa dinâmica constante. De enaltecer que apesar de virem de tão longe e terem atravessado o Atlântico de avião era o grupo que estava em maior número e foi o mais participativo. O nosso irmão Frei Luís enalteceu de forma calorosa isso mesmo: A Eucaristia iniciou-se por volta do meio-dia. Foi o momento alto da celebração tal como referiu a Presidente, Rute Paixão, que agradeceu as lembranças e a presença de todos, bem como o trabalho de todo o Conselho da Jufra e do Conselho Nacional. Do almoço constou um porco no espeto, com entradas, saladas, vinhos e sumos. Um momento muito participado foi o que se seguiu com os jovens e ex-dirigentes a colarem num painel uma fotografia que lhes lembrasse algo de importante na sua vida e na Jufra. As referências à Jufra e à sua criação foram sublimes pela simplicidade, pela coragem, pela inovação que todos puseram para construir este espaço jovem dentro das Fraternidades locais da Ordem Franciscana Secular. Até a poesia de Frei Adelino Pereira que fundou a residência da OFS em Fátima foi lembrada em dois belos poemas de sua autoria. A irmã Isabel Jardim, ex-ministra nacional, foi a mentora da criação da JUFRA/OFS. Descreveu em breves palavras como surgiu esta ideia e a pôs em prática com a ajuda dos irmãos da Primeira Ordem. Apesar da idade referiu que se sente com o mesmo espírito jovem e que estará sempre disponível para continuar a ajudar. Foi um momento de alto significado quando todos os presidentes da Jufra se juntaram para uma foto e a atual presidente se enlaçou num abraço num abraço à irmã Isabel Jardim com as lágrimas a escorrer pela face de ambas. Assim nesta emoção de alegria extrema se cantaram os parabéns à Jufra com entusiasmo vibrante de vozes e o acordeão dedilhado pelo Frei Luís Leitão. As despedidas deixaram um até breve de saudade, com abraços e beijos de quem se ama e fundamenta a sua vida em Francisco de Assis para chegar melhor ao Bem e à Paz que é Cristo Jesus.

 

Testemunho de António José Paixão, Ministro da Fraternidade OFS Penafiel

JUFRA de Portugal

 

Juventude Franciscana de Portugal

jufraportugal@gmail.com

Atualizado em outubro de 2013

© 2015 JUFRA de Portugal

Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now